Wicca: O Green Man existe?

O Green Man é uma figura misteriosa e estranha, representada principalmente em pedras medievais europeias, que se acredita representar uma antiga divindade da vegetação.

O nome “Green Man” foi inventado no final de 1930. E é quase sempre descrito como “Foliate Head” ou “Jack of the Green“, um rosto feito de folhas e videiras.

Às vezes, ele aparece como um rosto humano que espreita para fora das folhas, outras vezes, com características de animais.

A imagem do homem verde pode ter sido adaptado de pedras decorativas de Roma, ou de algumas figuras entrelaçadas celtas. Versões mais antigas têm uma semelhança muito próxima as celtas e ao método de entrelaçamento dos noruegueses, muitas vezes combinada com características vegetais e animais.

Muitos acreditam que o Green Man está relacionado com a divindade pré-cristã celta Cernunnos, mas não há nenhuma evidência real que ligue as imagens a uma determinada filosofia, culto, ou crença, embora os rostos foram se tornando bastante uniformes ao longo do tempo.

Seja qual for a sua origem, o Green Man é agora um mascote inconfundível do movimento religioso neopagão (Wicca, principalmente), onde ele serve como a personificação da natureza selvagem – um dos emblemas principais masculinos – e um símbolo de fertilidade e energia vital.

– Victor Halley

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s