Significado do clipe “This is War” de 30 Seconds to Mars

“This Is War” é uma canção da banda americana 30 Seconds to Mars de seu terceiro álbum de estúdio. Escrita pelo vocalista Jared Leto, a canção foi lançada como o segundo single do álbum, e o vídeo da música foi filmado em 7 de abril de 2010. O vídeo apresenta os membros da banda 30 Seconds to Mars lutando no Afeganistão, vestidos como soldados dos EUA e como fuzileiros navais que patrulham o deserto em um carro blindado, enquanto cenas de guerra e líderes de todo mundo são mostradas. Perto do final do vídeo, vários veículos militares (jipes, tanques, aviões de combate, helicópteros, navios de guerra) começam a voar incontrolavelmente e formar uma pilha de máquinas bélicas em pleno ar. O carro do próprio grupo é sugado para dentro dessa pilha.

shot-2014-02-18_09-01-59

Nesse post vou esclarecer o significado dos principais elementos do clipe para que consigam interpretar a mensagem subjacente que o vídeo transmite.

This is War

shot-2014-02-18_09-15-05

shot-2014-02-18_09-11-57

O vídeo começa com uma citação de H.G. Wells: “Se nós não acabarmos com a guerra, a guerra acabará conosco.”

Herbert George Wells foi um famoso escritor inglês, mais conhecido por seu trabalho no gênero ficção científica. Ele também foi um escritor prolífico em muitos outros gêneros, incluindo romances contemporâneos, história, política, guerra e comentários sociais. Porém, o que muitos desconhecem é que as obras de Wells continham inúmeras referências maçônicas, e, embora não haja uma conclusão a respeito disso, muitos consideram que o escritor tenha realmente sido um maçom. Ainda, H. G. Wells foi um dos escritores que mais defendeu a ideia de uma Nova Ordem Mundial como solução para os problemas sociais. Tirem suas pŕoprias conclusões.

shot-2014-02-18_08-58-13

Vemos no decorrer do clipe, diversas figuras reais em contraste com a letra e sua descrição. Uma que chama muita atenção, é a figura de George W. Bush, no momento em que a letra se refere à “um momento para mentir”.

Na época do clipe, o presidente George W. Bush vivia em um dos períodos mais críticos de seu governo, atingido por uma sucessão de denúncias e escândalos envolvendo colaboradores diretos. As denúncias sobre a existência de prisões secretas reavivaram as revelações sobre a prática de torturas nas prisões de Abu Grabi e Guantánamo. Como se não bastasse o próprio pesadelo em que se tornou o Iraque, com um saldo de mais de dois soldados norte-americanos mortos e pelo menos 16 feridos – um número que não pára de crescer a cada dia. As novas denúncias só fazem aumentar a oposição à guerra dentro dos EUA.

shot-2014-02-18_09-01-39

No momento em que a letra se refere ao “momento verdadeiro”, quem aparece é Martin Luther King Jr, que foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”.

shot-2014-02-18_09-01-14

Quando a descrição se refere a palavra “leader” quem em português significa Líder, o video nos mostra três grandes líderes do século XX. Durante a Segunda Guerra Mundial, os líderes de Grã-Bretanha, Estados Unidos e Unão Soviética tiveram nas mãos o destino de milhões de pessoas. Aliados contra a Alemanha nazista, esses homens de origens tão distintas se encontraram para redesenhar as fronteiras de uma nova Europa. O mundo nunca mais seria o mesmo

Poucas vezes na história três estadistas de origem tão diversa e passado político tão distinto estiveram reunidos para decidir sobre o destino de tanta gente. Somente uma guerra sem precedentes poderia unir aqueles três homens, que representavam coisas tão contrárias, ao redor de uma mesma mesa de negociações. Pelos Estados Unidos, lá estava Franklin Roosevelt. Em nome do Império Britânico, o primeiro-ministro Winston Churchill. E na outra ponta, o general Joseph Stálin, líder soviético, filho de um sapateiro da Geórgia.

Roosevelt era um entusiasta da democracia e do capitalismo, Churchill sentia-se a própria personificação dos interesses universais do Império Britânico, enquanto o todo-poderoso Stálin era o arauto da revolução proletária e da luta anticolonialista, subversões que vinham abalando o mundo desde 1917. Um deles, o inglês, lutava para manter um império, enquanto os outros dois lançavam-se para ampliar seus próprios domínios.

shot-2014-02-18_08-59-51

shot-2014-02-18_09-00-15

Ao passar do video, vemos imagens de momentos históricos. Principalmente no trecho, To the soldier, the civilian the martyr, the victim, this is war. (Para o soldado, o civil, o mártir e a vítima, isso é uma guerra).

shot-2014-02-18_09-12-15

No clipe, percebi que os músicos fazem referências à diversos aspectos, utilizando simbolos que na maioria das vezes aparecem em seus capacetes.

shot-2014-02-18_08-56-02
Em algumas partes do clipe, Jared Leto tem em seu capacete algumas cartas. Dentre elas está a rainha de copas e o rei de espadas (Não consegui enxergar a outra carta pois é um pouco difícil de observar, aconselho que assistam em HD).

Uma teoria sugere que cada cor ou desenho possui uma representação específica: os diamantes são para designar o comércio, espadas para a milícia, o trevo para a agricultura, e os corações para a religião. Por sua vez, a sua concepção responde a cada região e época. Hoje, existem muitas variantes das cartas em seus modelos, adaptados aos diferentes estilos.

Cada um dos quatro reis é um monarca de grande significado histórico. Assim, o francês Charlemagne é refletido nas cartas como o rei dos corações, o bíblico rei Davi é o Rei de Espadas, o romano Júlio César é o rei dos diamantes, e o macedônio Alexandre, o Grande foi o Rei de Paus.

Do mesmo modo, as rainhas têm desempenhado um papel na elaboração das cartas. A rainha de copas seria Judith, a rainha de espadas seria o grego Athena, a dama de ouros é Rachel, e a rainha de paus Argine (que, para algumas culturas, representa a Virgem Maria).

O Jacks ou Valetes são os palhaços para a maior parte dos casos, também representando personagens da história. Encontrada nos corações Lahire (companheiro de Joana d’Arc), de espadas vamos encontrar Ogier (cavaleiro de Carlos Magno), o diamante Hector (Trojan príncipe) e o de paus para Lancelot (cavaleiro da Távola Redonda Rei Arthur).

Acredito também que exista alguma vaga referência à música “Kings and Queens”.

shot-2014-02-18_10-05-57

Temos no capacete de Shannon Leto, escrito os caracteres L490, que possui diversos significados.

Em fevereiro de 2011, Jared Leto escreveu uma canção chamada “End Of All Days”, quando estava gravemente doente. Depois do filme, em 2007, “Chapter 27” Jared foi diagnosticado com ‘gota’. Uma dor que o atormentava constantemente durante a noite. Então ele passou a tomar comprimidos de naproxeno, outro nome para, L490. Shannon é tão único que doía a ele ver essa situação, esse sentimento de desespero, do tormento. Então ele escreveu, a canção com o nome original Equinox, que significa equinócio. No início da canção soa um som de zumbido proveniente de um recipiente, o qual é também é chamado de L490. L490 também é uma musica do mesmo album, que mistura Sulfaggio (Musicas para exercitar/liberar os chakras) com pegadas de violão/guitarra e uma oração Budista no final.

shot-2014-02-18_10-06-24

No capacete de Tomo vemos hieróglifos ancestrais com uma tríade do Ar no final. E representam, muito provavelmente o nome da banda. Contudo esta teoria ainda não foi comprovada. Esta é uma das mais importantes interpretações dos símbolos. Quando se traduz 30 seconds to mars para hieróglifos egípcios, o resultado são estes símbolos.

shot-2014-02-18_10-07-14

No final do vídeo, os tanques, os aviões de guerras e todo o aparato bélico da guerra começa a ser sugado da terra formando um amontoado gigante no céu. Essa pilha de tanques e navios de guerra no final do clipe se transforma em uma enorme pirâmide que se torna facilmente perceptível.

Segundo a simbologia antiga, a pirâmide simboliza a ligação do céu com a terra. É a intermediaria das trocas de energia. A base da piramide manda as energias da terra para o céu. Se a piramide estiver invertida os céus estarão mandando as energias para a Terra.

No caso da piramide em posição normal, ela ira levar seus pensamentos, suas orações, sua boa energia diretamente para os céus, tendo um contato mais direto com as divindades. Isso vai da crença de cada um.

A piramide também representa também Nova Ordem Mundial e isso é bem visível no video, pois quando a piramide se forma, a letra da música descreve um “Admirável Mundo Novo” (Brand New World). Acontece que desde a Guerra do Golfo, em 1991, o termo “Nova Ordem Mundial” se tornou bem conhecido. No entanto, não houve nenhuma explicação real, de como e o que ela realmente significa, exceto de que ela implica em um novo espírito de cooperação entre todas as nações do mundo, a fim de promover a causa da paz. A paz é essencial e, sem dúvida, boa.  E é essa a verdadeira mensagem de H.G. Wells e consequentemente do vídeo da música “This is War”. Cabe à cada um interpretar da maneira que quiser.

Obrigado!

5 comentários

  1. This Is War foi um album lançado quando eles estavam sendo processados pela EMI dai o nome “This Is War” e todas as suas letras! essas imagens não tem mensagens subliminares pq foram pegas de qualquer video da internet! parem de falar do 30stm e vao caçar o q fzr

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s