Significado do Clipe “Heart Shaped Box” do NIRVANA

O Nirvana é uma banda que dispensa apresentações. Formada em Washington, em meados dos anos 80, era formada por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl. É considerada a maior banda de grunge da história e influenciou diversas outras com seu som rouco, guitarras distorcidas e atitude rebelde.

Heart-Shaped Box foi lançado como o primeiro single do álbum “In Utero” de 1993. É uma canção escrita pelo próprio Kurt e tanto o clipe quanto a música, caracterizam muito o atual momento de sua vida.

Se ainda não viu o clipe ou quer vê-lo novamente, vá aos Videos de Referência.

O nome significa “caixa em forma de coração” e a idéia veio de um presente que Courtney Love (líder da banda Hole), sua esposa, deu a Kurt. Era uma caixinha de seda enfeitada, em forma de coração. Esse foi um dos primeiros presentes que Courtney deu a ele. Quando Kurt compôs a música inicialmente era para se chamar “Heart-Shaped Coffin” (caixão em forma de coração), mas todos acharam o nome muito sinistro.

O clipe, dirigido pelo fotógrafo Anton Corbijn, é uma verdadeira obra de arte. Nele, pode-se perceber vários detalhes e criar diversas teorias e interpretações.

O vídeo se passa num cenário surreal, onde são incorporadas várias imagens do Mágico de Oz. Ele começa e termina com todos os integrantes da bandas observando um velho homem deitado numa cama de hospital, em cima de uma cruz invertida, sendo administrado por soro.

Depois aparecem vários outros personagens, como uma versão de Jesus bem velho com um chapéu de papai noel indo em direção à uma cruz, para ser crucificado, uma menina ariana vestida de Kun Klux Klan, que vestia uma roupa branca e que depois fica manchada de preto, uma mulher vestida com um macacão estampado com orgãos humanos e asas de anjo, fetos pendurados em árvores e dentro do soro, corvos em cima da cruz e borboletas azuis. No final aparece Kurt dando um sorriso forçado, que ele não consegue manter por muito tempo e fica sério instantaneamente como no clipe da música Smells Like Teen Spirit.

Vamos começar? Apeguem-se aos detalhes e tirem suas próprias conclusões.

No começo do clipe, o tal “Jesus Velho” caminha em direção à cruz com corvos, usando um gorro de papai noel.

Vamos juntar alguns fatos:

  • Papai noel: Nada mais é do que um logotipo comercial, utilizado como símbolo dos novos tempos de um capitalismo consumista em expansão e impiedoso com os valores e a mensagem do Natal de Jesus. Ele representa o espírito do capitalismo consumista.
  • Crucificação: foi um método de execução cruel utilizado na Antiguidade e comum tanto em Roma quanto em Cartago. Abolido no século IV, por Constantino, consistia em torturar o condenado e obrigá-lo a levar até o local do suplício a barra horizontal da cruz, onde já se encontrava a parte vertical cravada no chão. De braços abertos, o condenado era pregado na madeira pelos pulsos e pelos pés e morria, depois de horas de exaustão, por asfixia e parada cardíaca.
  • Corvos: Lendas de diversos povos coincidem com a história de que o corvo era um pássaro branco que teve a missão de guardar determinado objeto ou pessoa para um deus – diamante, mulher, filho. Porém, por descuido descumpriu a missão e, como castigo, foi transformado em um pássaro preto.

“O capitalismo está indo sozinho para sua própria morte.”

Essa seria a visão que Anton Corbijn e Kurt Cobain tinham da sociedade nos anos 90. Os corvos podem muito bem representar os seres humanos. Principalmente os que estão no poder. Aqueles que foram eleitos e por descuidos e corrupção, descumpriram sua missão. Esses seriam os que estariam na cruz junto com o capitalismo.

Como eu disse. Tirem suas pŕoprias conclusões.

  • Em 1865, no sul dos Estados Unidos, surgiu um grupo de racistas, que se vestiam com roupas brancas e capuzes, montavam cavalos e perseguiam negros (ex-escravos, libertos na Guerra de Secessão) e seus defensores, denominado Ku Klux Klan.
  • Formada por jovens veteranos da Confederação Sulista (Calvin Jones, Frank McCord, Richard Reed, John Kennedy, John Lester e James Crowe) com o intuito de prolongar a fraternidade das armas, a Ku Klux Klan se tornou grande com o decorrer do tempo, abrangendo outros estados. O nome vem do grego “kuklos”, que significa círculo.
  • A identidade dos membros do clã não era divulgada, uma vez que vestiam roupas brancas e cobriam o rosto com capuzes. Para entrar na seita, o candidato era fechado em um tonel e empurrado ladeira abaixo. A seita foi se espalhando e uma filial foi montada no Alabama, onde foi introduzido pela primeira vez o castigo físico aos negros. Além da prática racista, os klanistas faziam visitas-surpresa aos negros, obrigando-os a votar nos democratas, acompanhadas de algumas chibatadas. Em consequência dos excessos, o grupo foi posto na ilegalidade em 1871 pelo então presidente estadunidense Ulysses Grant. Muitos racistas foram presos e, para escapar da lei, fundaram outros clãs com a mesma proposta e alcunhas diferentes: White League, Shot Gun Plan, Rifle Club, entre outros. A Ku Klux Klan foi desfeita.

No clipe vemos brevemente uma garotinha usando roupas com caracteristicas do Ku Klux Klan, buscando fetos pendurados na arvore, que eu acredito que no clipe representa a árvore da vida. Mas ela não alcança (guarde essa informação), e mesmo assim continua a pular. Logo mais tarde sua roupa se torna negra. Totalmente ao contrário do normal. E quando isso acontece, ele aparece na sala de recuperação, próxima ao feto dentro da bolsa. Mas jesus não está mais lá.

A garota também pode representar a transformação do puro em impuro. Ela é ariana. Hitler acreditava que eles eram puros.

Quando o chapéu é tirado dela,  aparecem borboletas (guarde essa informação também) que representam mudanças. Quando o chapéu cai na poça ele escurece e depois as roupas da garota mudam de cor.

Vemos também uma mulher obesa com orgãos para fora e asas. Assim como a capa do álbum In Utero. O que ela está fazendo? Tentando alcançar a “arvore da vida”, sim, aquela com os fetos pendurados. E o que acontece? Ela não consegue alcançar. (Lembrou dessa informação?). Pois é. Nenhum ser está fadado a ter acesso à arvore. Segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim chamado Éden. A outra é a “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal”, de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de uma serpente.

A garotinha racista tentando alcançar o mesmo Jesus velho do inicio do clipe. Mas agora jesus está usando um solidéu.

  • O solidéu é um chapéu semelhante ao quipá judaico, usado pelo Papa, bispos e cardeais. Inicialmente, tinha uma utilidade prática: proteger a cabeça dos religiosos do frio. Depois, passou a indicar hierarquia: o solidéu dos cardeais é vermelho, o dos bispos é roxo e o do Papa é branco. O nome deriva do latim “soli Deo”, que significa “somente para Deus”. Bento XVI causou polêmica durante seu mandato por usar solidéus de pele de animais no inverno.

Tanto o papa quanto o papai noel. Duas figuras contempladas por uma legião de pessoas. Deu a intender que foi propositalmente ou não, uma crítica para aqueles que dizem que a voz do papa, é a voz de Deus na terra. Como eu disse. Tirem suas conclusões.

Image

Lembra das borboletas? Borboletas em geral tem muitos significados em diferentes culturas, com as mais comuns sendo símbolos para vida, amor, mudança ou renascimento. Borboletas são também popularmente pensadas para simbolizar a essência de uma pessoa, ou alma, tanto passado, presente ou futuro. A cor azul em uma borboleta é muitas vezes pensado para simbolizar a alegria, a cor ou a mudança de sorte. Às vezes uma borboleta azul é vista como um desejo.

Desejo.

3 comentários

    1. Eu acho que a música cala sobre várias coisas e para mim uma delas é o câncer por isso os fetos que tem célula tronco que ajudam a combater o câncer mas essa pesquisa foi proibida por isso eles não alcançaram

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s