Significado do Clipe “Up In The Air” de 30 Seconds to Mars

Recentemente, a banda 30 Seconds to Mars gravou um novo clipe, intitulado “Up in the Air”.  O Clipe é cheio de figuras envolvendo uma simbologia esotérica, e cheia de significados. Minha intenção não é revelar o que o diretor Bartholomew Cubbins quis dizer, isso seria impossível. Quero apenas explicar os diversos símbolos e figuras apresentados no vídeo (que são muitos), pois achei incrível sua diversidade. Vamos lá.

Se ainda não viu, clique aqui.

SADFADF

Pesquisei o significado dos principais símbolos exibidos no vídeo. Os resultados são muito complexos, e necessitam de uma boa interpretação.

1

Bem, no começo do clipe, vemos um lobo caminhando em uma direção desconhecida. Na América, os lobos eram geralmente reverenciados por tribos que sobreviveram através da caça, mas foram pouco adorados por aqueles que sobreviveram através da agricultura. Algumas tribos, como a Nunamiut do norte e noroeste do Alasca e os naskapi, respeitavam a habilidade do lobo na caça e tentaram imitá-lo. Outros veem o lobo como um guia. O Tanaina do Alasca acredita que os lobos eram homens transformados que os guiavam como irmãos.

2

A frase ‘Provehito in Altum’ possui diversas traduções diferentes, mas basicamente é uma mensagem como: ‘siga para o alto’, ‘transporte-se para cima’, ‘alcance as alturas’, ‘lance-se ao desconhecido’. Em geral mensagens que denotam um desejo de ascensão, de iluminação, de transcendência.

Quando uma caveira não possui a mandíbula, ela é chamada de crânio. Portanto, os três crânios usados pelo 30STM representam claramente a trindade da banda. Representam seus três integrantes. O crânio possui inúmeros significados. Apesar de popularmente parecer representar a morte, o crânio representa a consciência da mortalidade e portanto a valorização da vida. Também representa a igualdade, já que por baixo da pele, somos todos iguais. Ninguém é negro e ninguém é branco.

5

A zebra simboliza a individualidade, certas culturas e povos ensinam as pessoas a desenvolverem sua individualidade através do simbolismo da zebra.

6

Vemos a imagem de uma faca, com a palavra LUST (luxúria) por cima. A faca é considerada uma arma branca, um instrumento de imolação, presente em inúmeras formas de sacrifício, execuções e rituais iniciáticos como as circuncisões. Um símbolo fálico para alguns povos. Para outros traduz a ideia de morte, execução, vingança. Na China antiga a faca era um emblema da Lua.

7

Vemos a palavra FAITH (fé) acima da imagem de um pentagrama invertido. Muitas pessoas que se intitulam Satanistas usam o Pentagrama invertido, afirmando significar o triunfo da Matéria sobre o Espírito, ou a vitória do Mal sobre o Bem. Ainda que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima já aparecia, no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas). Assim sendo, o pentagrama invertido possui outros significados.

Devemos ter em mente que após o advento do Cristianismo, a igreja o associou como símbolo do Mal, numa tentativa de conversão dos pagãos ao culto cristão; não podemos esquecer que muitas das maluquices que se ouve por ai hoje em dia, vem das absurdas acusações da Igreja Católica desde que sentiu a necessidade de atacar e amaldiçoar toda e qualquer ordem, filosofia ou religião que se opor á seus dogmas de ‘salvação’. Se quiser saber realmente o segredo por trás do pentagrama, e saber seu significado, é só clicar aqui.

8Imagem de uma boca consumindo um comprimido com uma pirâmide (suspeito, hein), que é o simbolo da banda. Na frente da imagem, vemos a palavra DREAM (sonho).

9Logo mais vemos a imagem de um olho. De um modo geral é um símbolo da percepção intelectual. Também num simbolismo místico, o olho físico: órgão da percepção visual, receptor da luz; o olho frontal, o terceiro olho de Shiva e o olho do coração, o olho que tudo vê (O mesmo que se encontra no topo da pirâmide maçônica).

12

As vezes é por coincidência, ou até propositalmente. Eu não sei. Mas esse sinal pode ter diferentes sentidos dependendo do contexto e da cultura:

Este sinal foi usado por diferentes músicos e incorporado ao movimento de heavy-metal. Em algumas culturas (Itália e cuba) o simbolo em o significado de corno, para representar o homem cuja esposa é infiel. Na Universidade do Texas, que tem como mascote o touro Texas Longhorn (ou texano de chifre comprido), seus alunos, ex-alunos e torcedores de seu time de futebol americano fazem este sinal com a mão  Esta também seria a razão pela qual Bush seguidamente fazia este sinal. Este gesto com a mão também é utilizado em ocultismo, Wicca e satanismo. Este sinal pode ser também relacionado com o Mudra indiano e budista, e pode ter diferentes interpretações. Interessantemente, o Mudra tarjanimudra pode ser interpretado como gesto de ataque quando feito em direção a alguém.Está muito em moda atualmente um outro sinal com o dedão esticado, que na língua dos mudos significa “eu te amo”. Os surdos e aquelas que são simpatizantes dos surdos acreditam piamente que este sinal é um nobre “Eu te amo”.

13

Não! Não é uma fenix! É uma mithra! A Mithra nos remete a outra cultura antiga, desta vez ligada ao império Persa. A Mithra era uma divindade que representa a aliança e o juramento. Se pensarmos, o símbolo é mostrado junto com os glifos que representam a banda, o que nos remete a ideia de uma aliança com a banda. Certamente representando a relação entre o 30STM e seus fãs. A Mithra é também o protetor da verdade, é aquele ‘que tudo vê’ . Na tradução literal ‘Mi’ significa ‘ligar’, já ‘Thra’ significa ‘fazer’. Por isso Mithra significa ‘fazer uma ligação, uma aliança. Em diversas escrituras antigas, a Mithra é descrito como: o ser das mil orelhas e dos olhos inumeráveis. É sempre referenciado como um protetor ‘dos rebanhos’. Rebanho é um nome muito usado para determinar um grupo de seguidores. Assim, a Mithra que carrega os símbolos do 30STM pode significar o olhar e cuidado da banda sobre seu público.

14

O Leão é o símbolo régio, por excelência, é o Ouro Alquímico. É um animal solar que transmite poder e força. Transporta consigo as virtudes da prosperidade, da coragem, da saúde e do vigor físico. Como Animal de Poder, é próprio para liderança,  segurança,  auto-confiança e nobreza de espírito.

15

Um dos símbolos mais usados pela banda e um dos mais replicados pelos fãs é seu famoso triângulo, o qual eles chamam por tríade (Triad no inglês).  Apesar do triângulo ter seus três lados iguais, o que poderia representar uma unidade entre os três integrantes, sob a luz da sociologia, a união de três pessoas tem uma característica muito interessante: Estudos sobre grupos de três pessoas, sejam amigos ou até em um relacionamento bígamo, mostram que existe uma tendência inerente que duas pessoas se unirão mais entre si, excluindo a terceira ou até voltando-se contra ela. Existe porém uma única exceção a esta regra: é quando uma das pessoas é o integrante dominante, fazendo com que as outras duas pessoas lhe devotem fidelidade. As duas figuras ‘submissas’ ao dominante não se sentem na capacidade de se unir contra seu líder, mantendo o equilíbrio entre a tríade.

Como glifos são símbolos que podem possuir significados diferentes para cada cultura ou crença, precisamos levar em consideração tão somente a simbologia interpretada pela banda. Em declarações sobre seu significado, Jared Leto disse que de fato, o símbolo representa o ar. Também muito ligado ao pensamento e como disse antes, a ideia de união, de ligação (perceba que este conceito é recorrente). Para ele, o símbolo representa a ligação da banda entre si e com seus fãs. O símbolo passou a ser usado a partir do álbum ‘This is War’ em 2009 e hoje é a principal imagem exibida nos shows da banda.

16

Um outro símbolo conhecido é o círculo cortado ao meio, com setas apontando para fora. Leto se referiu ao símbolo dizendo que foi inspirado na mitologia germânica. De fato este símbolo aparece na linguagem das Runas, usadas na era dos Vikings. Acreditava-se que as runas tinham poderes místicos e poderiam realizar grandes façanhas.

E é exatamente desta mitologia que aparece o símbolo GER, representante da Terra. Na página da banda o símbolo é chamado de ORBIS EPSILON. Orbis é a palavra em latin para ‘Terra’. Já Épsilon é a quinta letra do alfabeto grego.

17

Seguindo a longa listas de símbolos, chegamos ao ‘Echelon’. Este ‘X’ basicamente representa multiplicação e está ligado diretamente a um grupo específico de fãs da banda. Estes fãs chamados de Echelon são aqueles que ajudam de forma mais engajada, na multiplicação e difusão de informações sobre a banda, resultando consequentemente na multiplicação de novos seguidores de suas ideologias e crenças. O crescimento deste ‘culto’ por eles pregado. Mas também podemos buscar uma outra runa para explicar como este ‘X’ se tornou o símbolo deste grupo de fãs. Ela runa, simbolizada por um ‘X’ se chama Gebõ (lê-se ‘gay-boo’ na sua origem germânica) e Gyfu ou Gar no inglês antigo. O Gebõ representa a runa do presente (gift). Presente no sentido de receber algo, receber um dom, uma dádiva.

19

As borboletas são seres de beleza rara e vida efémera. Atravessam vários estágios morfológicos ao longo do seu desenvolvimento, pelo que transportam o espírito da metamorfose. Como levíssimas criaturas do Ar, representam clareza mental, liberdade e desprendimento. São excelentes Animais de Poder quando se trata de enfrentar novas etapas da vida.

22

Graças à Camila Joviano consegui interpretar melhor esse simbolo. Essa seria nada mais, nada menos que a flor de lótus estampada.

Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus traz consigo as conotações de elegância, beleza, perfeição, pureza e graça (o que vemos no clipe a todo instante) sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais.

  • No hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.
  • Na Ásia, é considerada sagrada por voltar-se para o leste ao nascer, reverenciando o nascer do sol.
  • No Antigo Egito, representava o “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Segundo uma citação extraída do Livro dos Mortos, “Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição”.
  • De acordo com o simbolismo budista, a flor de lótus representa a pureza do corpo e da alma. A água lamacenta em que a planta se acomoda é associada ao apego e aos desejos carnais, enquanto a virtuosa flor que desabrocha sobre a água em busca de luz exprime a promessa de pureza e elevação espiritual.

Um fato interessante: a espécie é uma incógnita para a ciência, que ainda não obteve explicação para o fato de as flores serem autolimpantes e repelirem micro-organismos e poeira. Isso não é normal para nenhuma das flores.

25

A Serpente simboliza a força, o poder, a inteligencia e a cura. Há muito tempo esse Animal de Poder representa o emblema da força energética e da sabedoria de diversas escolas de misticismo e ocultismo do passado e da atualidade  Aparece na coroa dos faraós egípcios e demais impérios do passado, representa o Eu Inferior Oculto, que é a mente subconsciente ou inconsciente. Embora o seu veneno seja sempre tóxico, torna-se útil à produção de um medicamento, ela também tem tanto a capacidade de matar como de curar, visto que não é vulnerável às mesmas doenças que nós.

e

Esta frase foi colocada em todos os álbuns da banda e seu significado é completamente desconhecido. Mas vamos tentar encontrar seu significado ou pistas dele.  ARGUS na mitologia grega é um guardião que ‘tudo vê’. Uma criatura mitológica de 100 olhos. Era considerado o ‘senhor dos rebanhos’. Argus tinha a capacidade de ver tudo e a todo momento, já que seus olhos dormiam de forma independente, sendo assim, sempre haveriam olhos abertos enquanto outros descansavam. Referências a Argus são recorrentes. J.K. Rowling criou o personagem Argus Filch, um zelador da Escola de Hogwarts que ‘tudo vê’.

Já Apocraphex significa algo que está oculto, algo que não foi revelado, um grande segredo. Não precisa ser gênio para entender as referências. Find the Argus Apocraphex poderia ser muito facilmente entendido como: Procure o segredo sobre aquele que ‘tudo vê’. Na teoria conspiratória da Nova Ordem Mundial, seu símbolo máximo é um triângulo, pirâmide, tríade com um olho no centro. O olho ‘que tudo vê’. Aquele capaz de monitorar todas as pessoas, ver tudo que acontece e consequentemente dominar a todos. Nos livros de J.R.R. Tolkien, ‘aquele que tudo vê’ se referencia a Sauron, a manifestação do mal que tem como pretensão: a todos governar. Para isso ele vigia a todos com o grande olho.

Se isto possui algum significado entre si ou se é algo que deva ser levado em consideração,  decida-se por si mesmo. Acabei por aqui.

Veja também o Significado do clipe “Heart Shaped Box” do Nirvana

16 comentários

  1. Olá! Eu realmente gostei de sua análise. E acredito que aquela flor, logo acima da serpente representa a flor de Lótus que tem significado especial dentro do budismo. Ela representa a pureza da alma e do espírito, a busca pela elevação espiritual e consequente despertar da consciência. A flor de Lótus nasce sobre as águas, o lamaçal no qual ela cresce em cima representa o apego e os desejos da carne. A maior parte das deidades asiáticas são representadas junto a flor de lótus, mas ela é comumente associada a Buda. Dizem que quando o menino Buda deus os primeiros passos, em todos os lugares que ele pisou, nasceram flores de Lótus.

  2. Vi em algum outro lugar “Find the argus apocraphex” como sendo algo do tipo “leia nas entrelinhas”, “encontre a mensagem escondida”… fui procurar de novo e nao achei onde tinha lido x.x’ porem, encontrei um: “Argus Apocraphex means “Hidden Giant” in Latin.” entao seria algo como encontrar um significado importante que está nas musicas, talvez? o3o

  3. Eu gostei muito de toda a explicação, eu já sabia de varias, porem algumas desconhecia, muito boa mesmo.. DeMolay

  4. Como Echelon gostaria de parabenizar você por esse post. É realmente muito bem feito, baseado em uma rica pesquisa e não em” achismos”!Respeitoso, claro e imparcial.
    Em defesa à minhas convicções gostaria de defender a opinião que essa banda, como algumas outras, utilizam-se desses simbolos e termos para nos mostrar que a muitas verdades que nos foram roubadas por crenças enganosas.

  5. Ta pd ate ser verdade. Mas i dai so pq fizeram um clipe cm pentragrams, n quer dizer q sejam satanicos. Mas demonstraram os dois lados d mundo. Verdade ou não ainda amo jared e o 3STM

  6. Jared Leto, Shannon Leto e Tom milicevic não podem ser iluminates pq ja foram processados e isso não eh aceito ! a piramide tem mtos significados as totuagens tambem o clip eh completamente normal vcs estão só fzd analises de puro preconceito antes de falar isso conheça a banda e a sua história seus ignorantes que pelo jeito não tem o q fazer!!!!!

  7. sou uma ECHELON e AMEI seu post! Muitos sites que vejo só fala que é coisa do demônio,mas suas pesquisas são mais claras !🙂 INCRÍVEL !!!!!

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s