A Virtude: como usá-la

Hoje é meu aniversário, e completo exatamente 18 anos. Como sou muito focado em desempenho, gosto de fazer tudo da melhor forma possível e sempre procuro transformar meu trabalho em algo benéfico para mim e para os outros. Acho que esse é um tema bem interessante, e reflete tudo o que desejo nesse ano. Au revoir. 

A Virtude

Como todos vocês sabem, a vida humana não se resume somente ao intelecto. A vida humana também encontra sua expressão na ação, principalmente em uma atividade bem realizada. Nosso objetivo é combinar um certo modo de vida, com um princípio racional.

Por exemplo: “a função de um tocador de lira, é tocar lira. Agora a função de um bom tocador de lira é fazê-lo bem”.

Ou seja, o bem é a atividade exercida de acordo com a sua excelência ou virtude.

Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters ao vivo. É um músico que conhece bem seu instrumento e tem talento. Se for um excelente intérprete, é chamado de virtuose

Virtude, é a nossa permanente disposição de caráter para querer o bem. E isso deve nos dar coragem de assumir todos os valores escolhidos e enfrentar os obstáculos que dificultam nossa ação.

Em todos os sentidos dados pela etimologia de virtude, persiste a ideia de força, de capacidade. Em moral, a virtude é a força com a qual nos aplicamos ao dever e o realizamos.

A vida moral não se resume a um só ato moral, mas é a repetição do agir morar. Em outras palavras, o agir virtuoso não é ocasional e fortuito, mas um hábito, fundado no desejo e na capacidade de perseverar no bem, assim como a felicidade supões a vida toda e não se reduz a um só momento.

“Uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaçõ de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.” – Aristóteles

Portanto, assim como o intelecto se desenvolve pelo exercício da aprendizagem, a virtude resulta na prática, do hábito. Quero dizer que tudo o que for fazer, se quiser que gere bons frutos, é necessário que faça-o bem feito. Se você é músico, toque/cante com emoção. Se você é vendedor, venda seus produtos da forma que gostaria que vendessem a você. Se é um desenhista, faça com que cada traço, seja uma linha do seu coração. Só não desista. Isso é o mais importante…

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s