O Clipe (nada) Illuminati de Dark Horse da Katy Perry

shot-2014-02-20_23-21-10

“Dark Horse” foi gravada para o seu quarto álbum de estúdio Prism. Dois dias depois de ser disponibilizada digitalmente, entrou diretamente na décima posição da tabela musical da Nova Zelândia, NZ Top 40 Singles Chart. Atualmente, registra cerca de 785 mil cópias digitais vendidas apenas em solo norte-americano. Posteriormente, acabou por ser escolhida como terceiro single do disco e foi enviada para as rádios norte-americanas em 17 de Dezembro do mesmo ano, através da Capitol Records.

shot-2014-02-20_23-21-25

Logo no início, temos de cara diversos elementos. E alguns deles vou explicar posteriormente. Vamos começar pela coralina (aquela pedra preciosa vermelha logo acima).

Ela significa a proteção, paz, cura e sexualidade. Era uma das pedras mais valiosas. Devido à sua forma e cor também era chamada de “cornelous” por se assemelhar a uma cereja. Costumavam ser usadas pelos egípcios para a renovação, tendo ainda características divinas. O que vemos descaradamente no clipe. “Katy Patra” sendo protegida de qualquer problema ou perigo por guardiões.

Temos também duas mulheres representando a deusa Bastet (palavra grega para “gato”). Ela é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.

shot-2014-02-20_23-25-09

Katy possui fotos do olho de Horus em seu cabelo. Vou explicar o significado mais adiante.

Outro elemento é sua tatuagem de uma frase em sânscrito no braço direito.
A frase em sânscrito (uma língua da Índia) no seu braço, significa algo como “deixa andar” ou “vá com a onda”. Katy fez tatuagem junto com Russell Brand, seu ex-marido e decidiu não remover a frase mesmo após o divórcio.

shot-2014-02-20_23-26-03

O significado desses homens é bem complexo e possui uma compreensão mais aprofundada. Eles são chamados de Homens da Galaxia Azul, e foram considerados os verdadeiros criadores das pirâmides. Eu desconheço a história desses homens. Creio que entenderão muito melhor acessando o post: Homens da Galaxia Azul: Os verdadeiros construtures das pirâmides.

O Olho de Hórus

shot-2014-02-20_23-25-22

Olho de Hórus, também conhecido como udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde.

Hórus era o Deus egipcío do sol nascente e era representado como falcão. Era a personificação da luz e a tinha como inimigo Seth, o deus da desordem e violência.

Atualmente, o olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo. É bastante comum ver o olho de Hórus na forma de pingentes. Além do olho de Hórus, o ankh, hieróglifo que simboliza a vida, também é popularmente usado como amuleto e em tatuagens.

Existe uma lenda, de que o olho de Hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo, e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol. A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o olho de Hórus.

Na filosofia oriental, ele representa o insight espiritual do terceiro olho, a rosa divina e a iluminação. Os cabalistas costumam usá-lo para simbolizar o Kether, o mais elevado dos Sephiroth e a “mais escondida de todas as coisas escondidas”. Os primeiros místicos chamavam-no de Olho de Deus, e ele é a origem do olho que tudo vê.

Olho de Hórus Direito e Esquerdo

Olho de Hórus em forma de maquiagem.

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

Olho de Hórus na Maçonaria

O olho de Hórus faz parte dos símbolos dos Maçons, que para eles significa que eles estão sempre sendo observados por alguém, por um ser superior, pelo Grande Arquiteto do Universo. Às vezes, a Maçonaria coloca um triângulo no olho, pois eles tem uma preferência com o número três.

Olho de Hórus e Illuminati

Existe a teoria que o olho de Hórus é um dos símbolos usados pelo grupo conhecido como Illuminati. Isto porque se trata de um grupo poderoso, e teorias da conspiração dizem que possuem muita influência e controlam muitas coisas, e por isso utilizam o “olho que tudo vê” como um dos seus distintivos.

shot-2014-02-20_23-26-12

Agora temos a cantora, envolta de diversas estátuas de deuses egípcios. Vale ressaltar que todo deus egípcio era representado com a junção do ser humano com um animal. Do lado esquerdo com mãos na parede, vemos Bastet, que já expliquei nas fotos anteriores e no fundo vemos Sekhmet que é a deusa da vingança e das doenças. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis. Sua imagem é uma mulher com cabeça de leão. Muito temida no antigo Egíto, sendo ela o símbolo da punição de Rá.

Segurando Katy “Patra” temos o Deus com cabeça de Chacal. Seu nome é Anubis. De acordo com a mitologia, Anúbis era o deus da morte, da mumificação e do submundo. Era representado com o corpo de homem com a cabeça de um chacal. É considerado a primeira múmia do Egito Antigo. Era Anúbis quem presidia as mumificações, pois era o guardião dos conhecimentos dessa técnica. Anúbis também tinha a função de ser o protetor das tumbas. Era também o juiz dos mortos e quem conduzia a alma dos mortos no além.

Logo acima de Anubis, temos Toth. o Deus da escrita, do conhecimento e da magia. E do lado direito vemos Hórus, que o grande possuidor do olho de Hórus que tanto falamos. Ele é o deus dos céus. Muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris, Hórus era filho de Osíris. Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua.

Não esquecendo também dos hieróglifos na parede. Todos os seres vivos ou objetos que pudessem ser desenhados eram usados como sinais ou caracteres na escrita egípcia. Para escrever a palavra “peixe” bastava ao escrita desenhar um peixe. São os chamados signos-palavra, porque um único signo é suficiente para escrever a palavra inteira. Com um tempo, os hieróglifos passaram a representar também sons e gradualmente foram criados 24 sinais, cada um deles representando uma consoante. Embora não tivessem formado um sistema alfabético, os hieróglifos estabeleceram símbolos para todos os sons, consonantais de sua língua.

shot-2014-02-20_23-26-37

Vemos também no vídeo essa oferenda em forma de pirâmide para a Cleópatra, no qual vou explicar o significado mais a frente.

shot-2014-02-20_23-26-59

Dentre os símbolos primordiais, a serpente é aquele que mais fortemente encerra toda uma complexidade de arquétipos. Presente em todas as culturas de qualquer época espalhadas pelos cinco continentes, sua imagem mitológica assume sempre um papel fundamental, associada que está, antes de tudo, à essência primordial da natureza, à fonte original de vida, ao princípio organizador do Caos, anterior à própria Criação.

fonte: amigodaalma.com.br

shot-2014-02-20_23-27-15

Vemos no cenário, diversos simbolos diferentes, alguns hieróglifos, outros simplesmente cartas de tarot. Que sugiro uma busca na internet para que possam ter uma compreensão maior do significado das cartas. Principalmente a do escaravelho (ao lado direito).

shot-2014-02-20_23-28-19

A Katy Patra transforma, ao decorrer do clipe, diversos de seus servos em objetos místicos.  Um dos servos foi transformado em dados, contendo a imagem de escaravelhos (não confunda com besouros). O escaravelho está presente em quase toda a simbologia egípcia.

Os escaravelhos, quanto tinham inscrições gravadas na carapaça, ou objetos com forma de escaravelhos, constituíam amuletos muito populares.

O escaravelho é um inseto que rola esterco de animais até o seu ninho, onde deposita seus ovos e eclodem suas larvas que se alimentam do estrume. No Egito Antigo, a crença de que o Khepri era um inseto sagrado se dava ao acreditar que esse ato de rolar poderia ser comparado ao ciclo do sol. Porque, assim como o Sol, o escaravelho nasce de sua própria decomposição.

Gradualmente, o Khepri foi considerado o deus que fazia o sol renascer. Ele devia se manter rolando, incessantemente, todos os dias para trazer o Deus Rá (Sol) da terra dos mortos. Por isso, quando se fala em tatuagem de Escaravelhos, ele é representado com um esfera sobre suas “presas” ou “asas”, que simboliza o Sol e sua imagem de imortalidade cíclica. Nos processos de mumificação, um escaravelho era colocado na tumba junto ao corpo para que pudesse acompanhar a ida do morto até o outro mundo e garantisse o seu retorno.

Características Illuminati

shot-2014-02-20_23-27-36

Vamos ver agora ao que o título da postagem se refere. A partir de agora, temos diversos elementos que fazem parte da simbologia Maçônica/Illuminati. Lembrando que são duas coisas totalmente diferentes, é bom entender isso. A maçonaria nem de longe é algo ruim. São um pequeno grupo de pessoas que se reúnem para discutir sobre sua existência. Resumido.

Na maçonaria, a TAÇA SAGRADA é usada em ritos de iniciação (não confunda com rituais). O iniciado recebe a taça do Venerável Mestre e aí necessita dizer um juramento Sagrado:

“Juro guardar o silêncio mais profundo sobre todas as provas a que for exposta a minha coragem. Se eu for perjuro e trair os meus deveres, consinto que a doçura dessa bebida converta-se em amargor e o seu efeito salutar em sutil veneno.”

A taça é colocada na mão do iniciado, que deve beber todo o liquido existente doce duas ou mais vezes.

shot-2014-02-20_23-29-18

Chegamos no ponto principal da postagem.

Os construtores de pirâmides do Egito, são os precursores dos pedreiros modernos, e a pirâmide, assim como os temas egípcios, é muito comum no simbolismo maçônico.

A pirâmide representa essencialmente a iluminação. É um simbolo arquitetônico emblemático da capacidade dos homens antigos de se libertarem do plano terrestre e ascenderem rumo ao céu, ao sol dourado e, por fim, à fonte suprema da iluminação.

Mas lembrando que a piramide da imagem acima, não está completa. Sua ponta está totalmente “achatada”. O que torna um simbolo totalmente diferente. Ela era conhecida como  Pirâmide Inacabada, e era um lembrete de que a ascensão do homem ao seu potencial máximo era uma obra em progresso. Para quem não sabe esse é o símbolo mais divulgado do mundo. Mais de 20 bilhões em circulação. Estampada em cada nota de um dólar, a pirâmide Inacabada espera com paciência a pedra que a completa e que flutua acima dela como uma recordação do destino ainda não cumprido dos Estados Unidos.

shot-2014-02-20_23-29-41

Katy Perry sobe ao topo da Pirâmide Inacabada, interpretendo a deusa Maat ou Maet. Na mitologia egípcia, Maet ou Maat é a deusa da Justiça e do Equilíbrio.

shot-2014-02-21_07-36-45

Balança utilizada por anubis e maat. No lugar do Diamante, seria a pena de Maat

É representada por uma jovem mulher com uma pena na cabeça e asas.

É filha de Rá, o deus Sol e esposa de Tot (alguns escritores defendem que o deus-lua Tot era o irmão de Ma’at), o escriba dos deuses com cabeça de íbis.

Com a pena da verdade ela pesava as almas de todos que chegassem ao Salão de Julgamento subterrâneo. Colocava a pluma na balança, e no prato oposto o coração do falecido. Se os pratos ficassem em equilíbrio, o morto podia festejar com as divindades e os espíritos dos mortos.

Entretanto, se o coração fosse mais pesado, ele era devolvido para Ammit, (que é parte hipopótamo, parte leão, parte crocodilo) para ser devorado.

Entendendo a Ligação.

Maet representa a justiça, e é quem está no topo da pirâmide. Não quero vir com teorias da conspiração, mas é o que aparenta ser. A mensagem é bonita.

Um dos pré-requisitos para se tornar maçom, é que você precisa acreditar em uma força superior. A diferença entre a espiritual idade Maçônica e uma religião organizada, é que os maçons não impõem a esse poder nenhuma nomenclatura específica. Em vez de entidades teológicas como Deus, Alá, Buda ou Jesus, os maçons usam termos mais genéricos com Ser Supremo ou Grande Aquiteto do Universo. Isso possibilita a união de maçons de crenças diferentes. Os maçons acreditam que o topo da grande pirâmide, pertence ao grande arquiteto do universo.

shot-2014-02-20_23-29-57

E como o pode ser interpretado de um clipe cuja intenção do diretor provavelmente não tenha sido essa, quem deveria reger o universo, seria a justiça. Representada pela Deusa Maet, a guadiã da verdade. Que depois da cena a pirâmide Inacabada é logo completada e o clipe se encerra.

Espero que tenham gostado da análise. Vejam também: Significado do Clipe “This is War” de 30 Seconds to Mars

5 comentários

  1. Parabéns!!! Adorei a análise. Foi ponderada e justa, e não baseada no preconceito entre religiões e credos. Tem muita gente por aí falando asneira sem sequer saber os significados desses símbolos!
    Vi até em um post um cara falando que o Olho de Hórus não era nem um símbolo Egípcio (????!) e sim, tão somente Illuminatti! Fala sério povo, vamos nos informar!

    1. Minha opinião é que esses símbolos foram todos usados com o mesmo propósito de sempre. Desviar a atenção do homem para coisas demoníacas. hórus por exemplo, foi um ser maligno que desafiava até mesmo DEUS. Não vejo cultura nenhuma neste clipe e sim coisas negativas que representam o mal por toda sua existência.

  2. Desculpe-me, mas são raras as ligações entre a mitologia egípcia e os Illuminattis, tendo em vista que eles surgiram com a intenção de “dar luz à verdade” contra o absolutismo religioso (verdade religiosa), portanto eles não estudavam muito sobre mitologias (que dão origem as religiões); você pode estar confundindo os Illuminattis com os Rosacruz, que possuem ensinamentos parecidos com os maçônicos e fundamentados na mitologia egípcia e estudos sobre ocultismo e alquimia.

  3. Satanás imita Deus!!! o olho no topo da pirâmide não está encostado porq representa o próprio satanás, o anticristo q vai chegar e ainda não chegou para reinar na grande tribulação, imita Deus q reinará no monte Sião, esse olho é símbolo d algumas emissoras e programas como o BBB, o anticristo imitará algo q Cristo fez, tem um pequeno país e alguns reis q estarão muito envolvido com tudo isso, grande parte das religiões mentem, por isso é bom ser cristão, e não ser um fanático por religião, a tatuagem dela, vá com a onda, é algo parecido com o lema dos satanistas q é, faça oq queres pois é tudo da lei, matar, roubar, destruir, prostituir, etcs, não é da lei, não é correto, o correto é fazer oq agrada Deus, a indústria da música exige q todos sejam satânicos, não dá para assistir esses clips cheios d satanismos, o MJ foi denunciar e olha oq aconteceu…

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s