Pentagrama: O Verdadeiro Significado

Fonte: O Código da Vinci (Dan Brown) + algumas observações individuais.

Pra quem não sabe, o pentagrama (estrela de 5 pontas que vemos em muitos lugares) é um símbolo pagão. Um dos símbolos mais antigos do mundo. Já era usado quatro mil anos antes de Cristo.Atualmente, esse termo se tornou quase sinônimo de culto do diabo – uma interpretação grosseiramente errada. Na realidade, as raízes da palavra remontam ao latim paganus, que significa habitantes do campo.

Os “pagãos” eram literalmente pessoas do campo não dourinadas que continuavam agarradas ás antigas religiões rurais do culto da Natureza. Tão forte era, de fato, o medo que a igreja tinha dos habitantes das aglomerações rurais que o termo “vilão” – o que vive numa aldeia ou vila – acabou por se designar uma pessoa má.

O pentagrama, ou pentáculo, é um símbolo pré-cristão relacionado com o culto da Natureza. Os antigos imaginavam o mundo em que viviam dividido em duas metades: masculino e feminino.

Os seus deuses e deusas esforçavam-se por manter o equilíbrio de poder. Yin e Yang. Quando o masculino e o feminino estavam equilibrados, havia harmonia no mundo. Quando se desequilibravam, havia o caos. O pentagrama simbolia Vênus, a deusa do amor sexual e da beleza feminina. O pentagrama representa o lado feminino de todas as coisas… um conceito a que os historiadores da religião chamam  de “sagrado feminino” ou “deusa divina”.

A religião antiga se baseava na ordem divina da Natureza. a deusa Vênus e o planeta Vênus eram uma e a mesma coisa. A deusa tinha o seu lugar no céu noturno e era conhecida por muitos nomes: Vênus, Estrela do Oriente, Ishtar, Astarte…, todos eles poderosos conceitos femininos com ligações à Natureza e a Mãe Terra.

O simbolismo do pentagrama tem sido distorcido ao longo dos milênios. Os símbolos são muito resistentes, mas o pentáculo foi alterado pela igreja Católica primitiva. No âmbito das campanhas do Vaticano para erradicar as religiões pagãs e converter as massas ao cristianismo, a igreja lançou uma campanha de difamação contra os deuses e deusas pagãos, apresentando os respectivos símbolos como ligados ao mal.

Isso é totalmente comum em épocas de agitação. O novo poder emergente apodera-se dos símbolos existentes e degrada-os ao longo do tempo numa tentativa de apagar o significado. Na batalha entre os símbolos pagãos e os símbolos cristãos, os pagãos foram derrotados.

O Tridente de Poseidon, se tornou o forcado do Diabo. O chapéu pontiagudo da mulher sábia, passou a ser o emblema da bruxa. O pentagrama de Vênus se tornou o sinal do Diabo.

As razões dos segmentos lineares num pentáculo são todas iguais a PHI, o que faz deste símblo a expressão perfeita da Proporção Divina. Por essa razão, a estrela de cinco pontas sempre foi o símbolo da beleza e da perfeição associadas à deusa e ao sagrado feminino.

Para saber mais sobre o PHI, leia o post: O numero mais importante do Universo

Cabala

O pentagrama é um símbolo muito utilizado pelos eruditos da escola francesa de Cabala. Autores como Eliphas Levi e Papus o estudaram a fundo e o estabeleceram como um símbolo de proteção contra o mal, boa vontade e bondade

Matemática

O pentagrama é o resultado da união dos pontos de um pentágono regular e de cinco triângulos isósceles. O pentagrama também foi usado como emblema na escola pitagórica, que também denominavam-se pentalfas, seu lema máximo era “Tudo é Número”. Os pitagóricos rendiam verdadeiro culto ao número natural, considerando-o como a essência de todas as coisas.

Sociedade

Para os pagãos, cada ponta do pentagrama representa um dos Cinco Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra, e um espírito que a todos coordena. Que nesse blog chamamos de Quintessência.

Atualmente, muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião.

Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano. Especificamente os 4 membros e a cabeça. Para alguns o pentagrama passa ainda a ser conhecido como “estrela do microcosmo” ou “pequeno universo”, que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos e a mente sobre o corpo.

Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos.

O pentagrama pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.

Pentagrama Invertido

O Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), significa a verdade sobre o fato de o Espírito ser apenas uma faceta da matéria. Pode-se observar também que o Pentagrama com duas pontas para cima aparecia, como um dos símbolos da Baphomet. Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados paralelos.

Podemos também afirmar que são as cinco pontas do corpo Humano, onde, através delas que são levados para o interior do corpo tudo que o Homem adquire com tais pontas (braços, pernas e cabeça). Mas, é adquirido de acordo com cada ser Humano, pois, uns levam estas pontas onde desejam, e é de acordo com esses desejos que são introduzidos e exteriorizados a ação e a reação causadas por essas ondas capitadas, que logo introduzidas no ser são revertidas em conhecimentos e repassadas a outrem de acordo com o Eu de cada ser Humano.

Astronomia

Você sabia que de oito em oito anos, o planeta Vênus traça um pentagrama perfeito céu eclíptico? Os Antigos ficaram tão espantados com esse fenômeno que Vênus e seu pentagrama se tornaram símbolo de perfeição, beleza e das qualidades cíclicas do amor sexual. Em um tributo à magia de Vênus, os Gregos usavam o seu ciclo de oito anos para organizar os Jogos Olímpicos. Atualmente, poucas pessoas sabem que o calendário quadrienal das Olimpíadas modernas continua a seguir os meios-ciclos de Vênus. Os jogos olímpicos são a cada 8 anos. E menos ainda sabem que a estrela de cinco pontas esteve muito perto de se tornar o emblema olímpico oficial, tendo sido substituída na última hora pelos cinco anéis entrelaçados, que refletem melhor o espírito de inclusão e harmonia dos Jogos.

Fonte: Dan Brown (adaptado) e Internet.

14 comentários

    1. Tendo um espirito critico é exatamente como reler o Codigo Da Vinci de Dan Brown, esperava realmente aprender algo novo. Mas, como é claro, para quem não o leu é bastante informativo. Já agora leiam todos os livros dele, ele é um grande autor.

  1. A felicidade da humanidade não depende de símbolos e adoração a deuses. E sim de amor, que interessa festas pagas, são para adorar quem? planetas, astros, etc. nada disso nos ouve! Para mim tudo isso é lixo.

    1. Obrigado pela resposta. O “knowhow” da postagem não é te persuadir a adorar planetas, astros e praticar festas pagãs. Faço as postagens com o objetivo de passar um conhecimento antigo, nada mais. Apenas conhecimento. O que for fazer com essas informações fica a mercê de cada um. Eu, Victor, não adoro deuses e minha felicidade não depende de símbolos também, mas passo aos outros tudo o que aprendo. Cognitio.

    2. miguel, os festivais aos deuses unem as pessoas em comunhão com o divino.Dessas reuniões onde todos participam o vínculo entre as pessoas é fortalecido!

  2. Adorei as suas postagens. O conhecimento liberta, é a fonte mais valiosa do ser. Concordo plenamente com você é de grande importância passar o conhecimento para o próximo. Muita luz para todos! Namaste.

  3. Olá eu gostaria de saber, o pentagrama usado em pingente e anel etc, como Amuleto e Talismã, ele serve para que para atrair sorte, proteção pessoal etc.

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s