O Número mais importante do Universo

Você sabia que existe um número, que por si só, é considerado como o número mais belo do universo?

Isso é verdade. Seu nome é PHI, e é conhecido como 1,618.

PHI é um número que possui uma origem místico-matemática. O objetivo do número PHI, é ter seu papel como elemento fundamental da natureza. Plantas, animais, e até seres humanos, todos possuem propriedades dimensionais que obedecem com uma espantosa exatidão à razão de PHI para 1.

A importância do número PHI na natureza, passa claramente a coincidência, e por isso os Antigos assumiram que tinha sido preordenado pelo Criador do Universo. Os primeiros cientistas chamavam o 1,618 de Divina Proporção.

Alguma vez na escola, você estudou a relação entre machos e fêmeas em uma comunidade de abelhas? Caso tenha estudado, descobriu que as fêmeas são sempre em maior número do que os machos. E sabia que se dividir o número de fêmeas pelo número de machos em qualquer colméia do mundo, chegará sempre ao memo número?

Esse número é o PHI.

Só por causa de uma colméia, o PHI se tornou a Divina Proporção? É cláro que não. As sementes de girassol crescem em espirais opostas. A razão entre o diâmetro de cada rotação, é 1,618. Isso acontece com pétalas espiraladas, segmentos de insetos, disposição das folhas no caule de uma planta, etc.

O Homem de Vitrúvio, assim chamado em honra de Marcus Vitruvius, o brilhante arquiteto romano que exaltou a Proporção Divina no seu texto De Achitectura. – Ninguém compreendeu melhor do que da Vinci a estrutura divina do corpo humano. Da Vinci chegava ao ponto de exumar cadáveres para poder estudar as proporções da estrutura
óssea do ser humano. Foi o primeiro a mostrar que o nosso corpo é literalmente formado por blocos constitutivos cuja razão proporcional é sempre igual a PHI.

O caos do mundo tem uma ordem. Quando os Antigos descobriram o número PHI, tiveram certeza de que tinham encontrado o tijolo que Deus usou para construir o mundo, e veneraram a natureza por causa disso. E é fácil compreender porquê. A mão de Deus é evidente na Natureza, e ainda hoje subsistem religiões pagãs que adoram a Mãe-Terra. Muitos de nós celebramos a Natureza do mesmo modo que os pagãos faziam, sem sequer darmos conta disso. O Primeiro de Maio é um exemplo perfeito, a celebração da Primavera… da terra regressando à vida para produzir a abundância. A misteriosa magia inerente à Proporção Divina foi escrita no início dos tempos. O homem limita-se a jogar segundo as regras da Natureza, e porque a arte é a sua tentativa de imitar a beleza da mão do Criador, podem imaginar que vamos ver muitos exemplos da Proporção Divina ao longo deste blog.

Temos a presença do número PHI no Pártenon de Atenas, nas pirâmides do Egito e até no edifício das Nações Unidas em Nova Iorque. O número PHI aparecia na estrutura organizacional das sonatas de Mozart, na 5ª Sinfonia de Beethoven, nas obras de Bartók, Debussy e Schubert. O número PHI, foi inclusivamente usado por stradivarius para calcular a localização exata dos espelhos nos seus famosos violinos.

O número mais belo do universo.

1 comentário

Alguma dúvida? O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s